Onde os sonhos são imperfeitos e sonhamos com a imperfeição...

18 de dezembro de 2010

Pensamentos Capturados #4 - Mudanças

          Há pouco tempo atrás (mais exatamente dia 9 desse mês), no twitter, eu escrevi algumas coisas sobre mudanças, e terminei dizendo que talvez escrevesse algo mais bem elaborado sobre isso
          E ta aí... com vocês, Pensamentos Capturados #4

Mudanças

           É interessante observar como tudo muda conforme o tempo passa. As pessoas. Os lugares. Os sentimentos. As idéias. As ideologias. Os gostos. Tudo muda, todos mudamos.

          Hoje eu sou um cara mais eclético para música, por exemplo. Na minha adolescência (4 ou 5 anos atrás mais ou menos) eu fui "introduzido" ao mundo do Rock, ouvia de tudo contanto que tivesse uma guitarra distorcida, isso me influenciou a querer tocar e por causa disso comecei a estudar guitarra. Eu dizia que jamais deixaria de ouvir esse tipo de música, eu me sentia bem ouvindo, elas me animavam. Hoje eu não consigo passar muito tempo ouvindo qualquer música pesada. Enjoei. Simplesmente não consigo. Hoje eu prefiro mil vezes tocar músicas tranquilas no violão à entrar num estúdio pra tocar o Punk Rock da época adolescente.
          Eu era muito intolerante. Comigo bastava um tropeço para abandonar qualquer amizade que eu tinha. Hoje eu penso em como era ridículo. quaseTodos merecem uma segunda chance, basta estar realmente arrependido e querer ser perdoado. Independente do que aconteceu, assumindo o erro e reconhecendo a culpa, por que negaríamos uma outra chance?
          Falando em arrependimento... Outra pensamento que foi modificado em mim. Eu dizia que o arrependimento nada mais era do que uma desculpa utilizada pela pessoa para fugir dos problemas que ela mesma causou, fugir da responsabilidade dos próprios atos. Mal sabia eu que o arrependimento é completamente o contrário. Ele faz com que você viva com os problemas que causou, ele te persegue jogando na sua cara que você errou, se deu mal e talvez nunca mais possa consertar o erro que cometeu. Arrependimento sem perdão e sem reconhecimento talvez seja o sentimento que mais destrói seu coração aos poucos, como um sangramento que não pode ser estancado. Eu mesmo me arrependo de várias coisas, a maioria delas são de coisas que eu não fiz, hesitei, temi, não busquei. Mas mesmo assim não mudaria o passado. Ainda acho muito melhor assumir o erro, buscar o perdão e reconstruir o que foi danificado. 
          Perdão era outra palavra que eu não usava. Eu odiava ter que pedir perdão. Quero dizer, eu ainda odeio, mas agora eu vejo a importância de reconhecer o próprio erro. Eu odiava ter que aceitar um pedido de perdão justamente pelo fato que citei há pouco: eu era intolerante. Hoje eu sei que muitas coisas dependem de um pedido de perdão. Ninguém erra sozinho, algo ou alguém, consciente ou não, sempre acaba induzindo alguém ao erro. Seja um ciúme provocado, seja um dizer mal interpretado, seja uma ação não correspondida, ou então uma ação nem realizada. De uma forma ou de outra, ninguém erra sozinho, e hoje eu vejo como é importante todos reconhecerem seus erros e lutar para consertá-los.
          Mas não são apenas as pessoas que mudam.
          Amizades também mudam. Seu namorado, ou sua namorada, por exemplo. Quantos não se envolvem com alguém porque a amizade evoluiu à um ponto que o simples "Oi", a troca de conversa, o carinho de amigo, tudo começa a ser insuficiente, e você passa a querer mais? Muitos hesitam em arriscar ter esse algo mais por receio de perder a amizade que construiu com o passar do tempo, e com isso acabam perdendo a oportunidade de poder viver uma felicidade gigantesca. Eu acho bobagem um casal de amigos deixar a amizade ser danificada caso arrisquem um relacionamento que não deu certo. É bobagem deixarem isso acontecer, já que nenhum dos dois iria querer o fim da amizade. É bobagem maior ainda, até porque, pra mim, antes de ser namorada tem que ser amiga.
          É bobagem acreditar que tudo permanece igual por toda a eternidade. Algum sábio já deve ter dito que todos devem mudar para evoluir e crescer.
          Se ninguém disse, eu digo agora: Não há crescimento sem mudança.
          Mude.
          E continue sonhando.
_______________________________________

Eu poderia numerar uma série de pessoas que deveriam ler isso.
Não revisei o PC#4. Não vou revisar. Desculpem os prováveis erros de português.
Já repararam que tudo que eu escrevo no SeI são PC's?

Nenhum comentário:

Postar um comentário