Onde os sonhos são imperfeitos e sonhamos com a imperfeição...

8 de agosto de 2011

Pensamentos Capturados #12 - Vida

         “Há muito tempo atrás, em uma terra muito, muito distante, longe da civilização, havia um rapaz. O nome do rapaz não importa, ‘nomes são bonitos, mas muitas vezes desnecessários’, já dizia um sábio qualquer. O importante é que havia esse rapaz. E havia outro também. E uma moça. E outra moça. E mais uns rapazes. E mais algumas moças. E eles estavam espalhados por essa terra muito, muito distante. Mas também estavam em outras terras. E em outros tempos. Eles sempre estiveram. E eles sempre estarão. E estarão perto algumas vezes, mas também estarão longe. Estarão cercando uns aos outros, porém não estarão cientes disso. O ponto mais importante desta história é que todos os rapazes e todas as moças estavam vivos.”
         Fim. Ou início? Depende do ponto de vista...
Vida
         “Depende do ponto de vista”. Por quê? Não sei, eu vivo escrevendo palavras que eu não entendo.
         Quando a vida começa?
         Quando a vida termina?
         Quando vivemos a vida?
         Por que vivemos a vida?
         Perguntas costumam trazer consigo as respostas e explicações para as nossas dúvidas, mas essas acima só trazem mais perguntas ainda.
         Filosofar sobre a vida é tão difícil quanto clichê, todo filósofo já o fez. Todo escritor já o fez. Todo ser vivo já deve tê-lo feito pelo menos uma vez durante sua humilde existência. E há outro fato comum entre todos eles: nenhum conseguiu encontrar as respostas que queria. Quero dizer, Douglas Adams deu a resposta justificando que o que falta é sabermos a pergunta certa. E ele ficou devendo a tal pergunta... Pelo menos ele tentou...
         A vida é feita de etapas, épocas pelas quais passamos (e temos que passar), e a cada etapa concluída, iniciamos a próxima. Justificado o “depende do ponto de vista”?
         A vida é uma eterna trilogia. Há três etapas principais com suas “sub-etapas”. Infância, juventude e velhice? Não. Nascimento, experiências e amadurecimento. Acontecendo várias vezes em várias ocasiões e quase simultaneamente.
         Um exemplo para ilustrar a idéia (aliás, um exemplo vivido por mim e que eu já citei antes): meu tempo de colegial. Foram três anos que me proporcionaram várias excelentes experiências e outras não tão boas assim. Foi uma fase de três anos que quando acabou, me fez amadurecer de tal forma que me preparou para a fase que viria depois. E algumas vezes, ao fim de cada fase, nascemos de novo, preparados para as próximas que veem. Nem sempre é fácil lidar com o fim de alguma etapa, principalmente quando ela nos faz bem, como o exemplo que eu dei, mas eu gosto de acreditar que as etapas seguintes sempre são melhores que as anteriores.
         Essas etapas nem sempre duram pouco, como meu exemplo. Algumas duram décadas, outras duram menos, mas se pararmos por um cinco minutos para pensar, nós conseguimos identificar e separar as etapas pelas quais passamos. E mais que isso, nós passamos a ter noção do quanto foram importantes para a construção da nossa alma, do nosso ser. Coisas que antes pareciam ser inúteis, hoje tem um grande significado. Coisas que antes tinham muito significado, hoje tem muito mais. Seja uma frase que seu professor de matemática disse quando você tinha dez anos, seja algo que sua mãe fez por você quando você estava doente. Tudo passa a ter um significado, ou pelo menos quase tudo. São as experiências pelas quais passamos que nos fazem amadurecer e depois nascer de novo para a próxima etapa. E é por isso que, por mais difícil que seja deixar algo para trás, eu tento encarar o fim de uma etapa não como o fim de algo que me fazia bem, e sim como o início de algo melhor ainda.
         Os pessimistas de plantão acharão estas linhas completamente ridículas. Peço perdão. Meu otimismo é um pouco irritante as vezes, eu tenho noção disso. Recentemente as coisas estão mudando na minha vida, e talvez uma etapa tenha acabado para começar outra. Recentemente tudo está caminhando para dar certo. O mais engraçado: isso não está acontecendo somente comigo, mas também com outras pessoas ao meu redor. E é fantástico ter como dividir tudo isso que tem feito eu me sentir maravilhosamente bem.

Eu escrevi esse texto no primeiro dia de julho deste ano, há pouco mais de um mês.
Esse último mês foi recheado de acontecimentos marcantes.
E esses acontecimentos só deram mais certeza ainda de que tudo caminha para dar certo. 
Esses acontecimentos só deram mais certeza ainda de que eu estou apenas no início de uma etapa maravilhosa que fará vir sempre coisas cada vez melhores.
Tenho fé de que sempre virão coisas cada vez melhores... mas claro, isso somente se eu continuar podendo ser previsível =)
Beijos e abraços, sonhadores.
Quem sabe eu não voltei?

Nenhum comentário:

Postar um comentário